Forum Psiquiatria Hoje

Forum destinado à formação continuada na área de psicopatologia e psicofarmacologia

InícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Mamãe E O Sentido Da Vida - Histórias De Psicoterapia - Irvin D. Yalom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edson
Admin

Número de Mensagens : 128

MensagemAssunto: Mamãe E O Sentido Da Vida - Histórias De Psicoterapia - Irvin D. Yalom   Sex 16 Jan 2009, 18:39

Encontrei poucos textos acerca deste livro na internet. Talvez seja difícil comentá-lo por se encontrar na fronteira da prática psicoterápica (assunto um tanto hermético, não acham?) e a ficção.
Alguns conhecidos meus (psicoterapeutas experientes) não gostaram. Talvez seus livros anteriormente publicados por aqui sejam melhores. Como ainda não os li, não tenho referência para esta comparação.
Além de histórias autobiográficas (a “mamãe” , como se poderia esperar , é a dele mesmo), narra algumas experiências clínicas e ao final trás duas histórias de psicoterapia ficcionais.
A narrativa de seus atendimentos talvez não acrescente muito a quem já tenha dez ou vinte anos de carreira, mas referem-se a pacientes graves, empobrecidos ou “simplesmente” difíceis. A descrição de como lidou com estes casos pareceu bastante franca, o que para mim já fez valer a leitura.
Nas histórias inventadas seu talento narrativo emerge mais vigorosamente e são, por assim dizer, mais emocionantes. Elas se tornam palco para aquilo que torna a ficção tão interessante:poder brincar com as possibilidades ou realizar fantasias.
Ao terminar a leitura o motivo do desagrado de meus colegas deu o ar de sua graça (acho). O intuito de “dar uma lição de vida” como ressalta o texto da contracapa talvez tenha feito desandar o paladar final. Da mesma forma que num tempero nenhum dos ingredientes deve sobressair exageradamente para não estragar o conjunto, este texto pode ter cometido o pecado do didatismo.

KM

Última edição por Key maker em Sex 16 Jan 2009, 22:29, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário http://www.psiquiatriahoje.com.br
dipaola

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Os desafios da terapia   Sex 16 Jan 2009, 20:51

Mãe e o sentido da vida, Histórias de psicoterapia.

Já quis ler esse livro, ainda quero, mas tinham outros que estavam na minha lista de interesse primeiro.
Mas eu li Os desafios da terapia, do mesmo autor e gostei. Talvez para um terapeuta com anos de experiência não seja tão interessante ou não acrescente muito. Porém, no caso de iniciantes ( lugar no qual me incluo), acho que pode trazer orientações, "dicas" úteis, válidas.
E, particularmente, gostei desse característica do autor de falar com franqueza das suas próprias dúvidas, dificuldades, falhas etc, na função de terapeuta.
Parece tornar mais acessível ao leitor a compreensão do desenvolvimento profissional do próprio autor.
Me agradaram também as reflexões e o tipo de abordagem dele. Comparando, por exemplo, com o livro: Mais Platão, Menos Prozac de Lou Marinoff, que também traz idéias, acredito que atuais e pertinente. Porém, principalmente no começo do livro, incomoda o estilo um tanto quanto arrogante do autor.
Ver perfil do usuário

Mamãe E O Sentido Da Vida - Histórias De Psicoterapia - Irvin D. Yalom
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» As belas histórias dos PAPAS! (Santos Padres)
» Fetiches, histórias escrotas
» HISTÓRIAS QUE JESUS CONTOU - CLÓVIS TAVARES
» Moral da História
» Nùmero de Avogradro (dúvida histórica)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Psiquiatria Hoje :: Galeria de Arte :: Livros-
Ir para: