Forum Psiquiatria Hoje

Forum destinado à formação continuada na área de psicopatologia e psicofarmacologia

InícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
dipaola

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Ter 14 Out 2008, 10:29

Fiquei com algumas dúvidas da penúltima aula de Transtorno Afetivo Bipolar.
Aliás fiquei com a sensação que havia tanta coisa que eu não sabia sobre os transtornos de humor.
Por exemplo: Na época da faculdade me lembro de alguém comentando que ao contrário do que podíamos imaginar não era mais "confortável" ou "agradável" para o paciente estar em mania do que em depressão.
Que a agitação da mania podia ser terrívelmente incômoda e angustiante.
Mas então não é? Ou pode não ser? Não há incômodo no geral? Seria mais prazeroso do que desagradável?
Segunda dúvida: Sobre as classificações I, I 1/2, II, III 1/2... Não sei se consegui comprender muito bem o motivo e a função dessas classificações?
Mesmo os casos não "clássicos" de TBP, é necessário medicar? Tendo em consideração as implicações da administração do lítio como se avalia se vale a pena medicar o paciente que tem hipomania, por exemplo. Esses pacientes têm prejuízos em suas vidas em função do transtorno?
Pois, em alguns momentos as descrições pareciam mais de um traço, de uma característica pessoal do que de um transtorno.
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

Número de Mensagens : 128

MensagemAssunto: Re:Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Ter 14 Out 2008, 12:06

Aí vai diapola:
Vou responder por partes. ok?
Primeira dúvida.
Vc tem razão, quanto ao desconforto de qualquer uma destas vivências(mania ou depressão). Pelo menos na maioria dos casos. Em relação à depressão não há dúvida quanto ao sofrimento.Quanto à mania nem tanto.
Depende do grau. Não é raro que mania leve(hipomania) seja vivida como agradável pela sensação de vigor e disposição que acarreta. Também pode depender da personalidade de base.Da mesma forma que andar de montanha russa pode ser prazeroso para algumas pessoas e para outras pode ser um horror! Para algumas pessoas a vivência pode ser agradável e para outras, desesperadora.
O que é certo é que quando a mania passa, costuma deixar um rastro de vergonha e culpa pelo que se fez neste estado.

KM
Ver perfil do usuário http://www.psiquiatriahoje.com.br
Edson
Admin

MensagemAssunto: Completando a resposta   Sab 18 Out 2008, 13:25

A hipótese básica é de que existiriam formas intermediárias não diagnosticadas.
Tomemos por base o tipo 2 que é melhor estabelecido e aceito. Seriam casos onde ocorre a alternâcia de quadros depressivos com fases hipomaníacas.Eu mesmo já atendi vários casos assim.
De fato, os pacientes se beneficiam com o tratamento.
Em um destes casos , uma jovem de cerca de 20 anos de idade, passou quase 2 anos levemente eufórica.Estava o tempo todo acelerada, tendo várias idéias quanto a seu futuro profissional.Estudava , mas como dormia mal , estava o tempo todo cansada e com dificuldade para se concentrar e passava de ano no lmite de notas e faltas.Brigava com as colegas porque achava que elas tinham inveja dela e queriam prejudicá-la.Teve que mudar de colégio duas vezes em dois anos por causa destas brigas que deixavam o ambiente insuportável para ela.
Depois que aceitou tomar a medicação melhorou de humor em 6 semanas .Hoje, mais calma e serena, faz curso técnico no Senac e tem propostas de estágio remunerado.Diz que não se reconhece na maneira como foi nos últimos 2 anos.
Respondi?

KM
dipaola

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Respondido!   Sex 24 Out 2008, 09:18

A sua resposta sobre o incômodo ou o prazer do paciente na mania, ficou bem clara para mim!
Quanto à segunda parte, talvez ainda seja um pouco confuso, mas estou começando a entender melhor. Fico pensando se não tem a ver com aqueles casos; pessoas que conhecemos e que temos a sensação de que há algo de errado mas que não se ousa ou não se chega a pensar que seria um transtorno mental, mas que talvez com essa nova classificação se considera que de fato é. E a questão da medicação, se bem entendi, estaria relacionada ao aumento da qualidade de vida do paciente.
Ver perfil do usuário
katia

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: TAB   Dom 28 Mar 2010, 19:38

Boa noite!!

Assisti às 3 partes do vídeo sobre TAB e gostei muito.
Minha dúvida é quanto à irritação que acompanha o TAB. Pelo que entendi está presente mais na fase maníaca. É isso mesmo? Por que acontece?
Grata
Katia
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

MensagemAssunto: Irritabilidade?   Seg 29 Mar 2010, 05:37

Oi Katia.
Esta irritabilidade, de fato , é comum em estados maníacos ou mesmo hipómaníacos.
Seria o equivalente , por exemplo, à impaciencia de alguém empenhado em preparar uma importante apresentação a fazer no trabalho e que seja interrompido por outros assuntos.
Um paciente em mania pode se irritar e até se tornar agressivo se contrariado.

Abs

KM
katia

MensagemAssunto: TAB   Seg 29 Mar 2010, 18:28

Obrigada, professor. Tenho mais uma dúvida: nos vídeos sobre TAB, os psiquiatras citam, como causa do transtorno, a questão genética (que me parece que é forte) e fatores ambientais também como, por exemplo, perda do emprego. Em termos físicos, o "descontrole" se dá em termos de neurotransmissores? grata
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Qua 31 Mar 2010, 11:13

Katia.
Supostamente sim, como qualquer processo mental depende de nossa circuitaria neurotransmissora.
No entanto, estamos longe de compreender detalhadamte como se dão estes processos.

Abs

KM
katia

MensagemAssunto: Lítio   Qui 01 Abr 2010, 17:39

Boa noite, professor. Gostaria de esclarecer dúvidas a respeito do lítio. Pelo que entendo temos uma quantidade mínima de lítio no organismo, que não incomoda em nada. Um quadro bipolar poderia ser desencadeado se houvesse uma mudança nesse nível (para mais ou para menos)? Ou o controle do nível de lítio só se justifica após a introdução do medicamento Lítio, para que não haja intoxicação? Por exemplo: já recebi no ambulatório pacientes encaminhados à psiquiatria porque estariam "com pouco lítio no sangue". Isso é fato?

Obrigada, Katia
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Seg 12 Abr 2010, 08:28

Questão respondida em aula mas que retomo para registro.
Ninguém tem lítio no organismo em quantidade clínicamente importante. Portanto não se pode ter falta disto.
Como voce mesma coloca, a medição se faz para controle dos que estão fazendo tratamento com lítio.

Abs

KM
katia

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Seg 12 Abr 2010, 14:29

OK, Professor, agora entendi...

Grata
Katia
Ver perfil do usuário
deméter

Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Seg 12 Abr 2010, 20:38

Boa noite!

Ainda fiquei com uma certa dúvida , que não sei se já foi dito em algum momento, mas o fato é que gostaria de saber na visão da psiquiatria como se configura isso: Na época que fiz a faculdade , quando se dizia em PMD(faz um tempinho que fiz) pensava-se em cisão psiquica, depois que se mudou para transtorno bipolar e pelo que entendi na aula, separou-se da idéia de psicose de antemão, ou seja pode-se ter psicose ou não. Gostaria de saber como fica hoje essa questão , tem como alguém oscilar entre um estado de humor ou outro (como no TAB) e não haver ruptura psiquica? Se estou entendendo, vai depender da intensidade , do grau da doença que o individuo irá apresentar, delírios, se é unipolar... Só para fechar , em qual caso especificamente fala-se em cisão psiquica?

OBS:. Gostei muito na aula quando foi dado um exemplo de como nós vivenciamos na contratransferência casos de pacientes portadores deste transtorno. Ficou muito mais claro, psicólogo se baseia muito nisso , acho que é nosso termómetro!

obrigada professor!
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Qua 14 Abr 2010, 06:08

Oi, Deméter.
A idéia de cisão será retomada na aula sobre esquizofrenia porque ela é parte fundamental deste conceito.
( esquizo = cisão)
A rigor a psiquiatria abandonou a linha de pensamento(psicanalítica) que tinha a cisão como uma de suas referências.
Esta foi substituida( até certo ponto, é claro ) e operacionalmente definida pela presença ou não de delírios.
As conseqüências desta mudança são inúmeras e importantes mas sua discussão não cabe neste espaço. Talvez na aula.

Abs

KM
deméter

Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Qua 14 Abr 2010, 07:37

Olá KM!

Ah, então aguardarei a aula de esquizofrenia. Interessante o que vc disse da separação com a psicanálise, me passa a idéia de talvez não ficar tão estanque , mas gostaria de saber , se der tempo , ainda que seja uma pincelada, as consequências da separação.

abs

deméter
Ver perfil do usuário
katia

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Qua 28 Abr 2010, 19:59

Olá, Edsom, boa noite.

Voltando ao Transtorno bipolar: o que pode ser considerado um paciente "ciclador rápido"??
É uma questão de tempo entre um estado e outro? Quanto tempo?

Outra dúvida, mas é sobre o Diazepan: uma vez instalada a dependência do medicamento, como se faria para retirá-lo?

Grata

Katia
Ver perfil do usuário
Edson
Admin

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   Qui 29 Abr 2010, 07:52

Oi, Kátia.
Nos quadros clássicos de T. Bipolar a duração de cada fase, depressiva ou maníaca, tem duração medida em meses. Por exemplo, uma fase depressiva pode durar seis meses.Sem tratamento pode demorar anos para se resolver. Uma fase maníaca também, embora menos que a depressiva.
Os cicladores rápidos podem passar de uma fase para outra num período de dias. Muitas vezes isto é um complicador pois o tratamento para depressão pode desencadear uma fase maníaca cinco ou dez dias depois de iniciada.
Quanto à dependência ao diazepam , acho que podemos abordar na aula sobre drogadição.

Abs

Edson
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar   

Dúvidas sobre Transtorno Afetivo Bipolar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvidas sobre Calorimetria e Termometria
» Dúvidas sobre eletrização
» Duvidas a respeito de campos e forças eletricas e magneticas.
» Dúvidas sobre problemas matemáticos
» dúvidas sobre duplicaçao de arcos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum Psiquiatria Hoje :: Psicopatologia :: Transtorno Afetivo Bipolar-
Ir para: